Caderno Administrativo em 17/12/2020

Timbre

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

 

 

PORTARIA CNMP-PRESI N° 250, DE 17 DE dezembro DE 2020.

Altera o Anexo da Portaria CNMP-PRESI nº 188, de 18 de dezembro de 2018, que divulga os indicadores do Planejamento Estratégico do CNMP e suas respectivas metas e unidades responsáveis pela coleta e pelo desempenho.

 

PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 130-A, inciso I, da Constituição da República de 1988;

Considerando que a Constituição Federal, em seu art. 37, caput, e a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, em seu art. 2º, caput, consagraram a eficiência como um dos princípios reitores da Administração Pública, sendo a atividade de planejamento determinante para a sua concretização;

Considerando o disposto no art. 7º, inciso VII, alínea “a”, da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que assegura o direito de acesso à informação relativa à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos;

Considerando o teor dos arts. 5º, II, e 25, parágrafo único, da Portaria CNMP-PRESI nº 25, de 22 de fevereiro de 2018, que institui o novo ciclo de planejamento estratégico do CNMP no período de 2018 a 2023;

Considerando que, na 1ª Reunião Ordinária do Comitê de Governança Corporativa, realizada em 9 de dezembro de 2020, foram aprovadas alterações referentes aos processos de revisão dos indicadores e dos projetos estratégicos;

Considerando o que consta do Processo Administrativo nº 19.00.6220.0011532/2018-46, RESOLVE:

 

Art. 1º Alterar o Anexo da Portaria CNMP-PRESI nº 188, de 18 de dezembro de 2018, que divulga os indicadores do Planejamento Estratégico do CNMP e suas respectivas metas e unidades responsáveis pela coleta e pelo desempenho, que passa a vigorar conforme o Anexo desta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Brasília, 17 de dezembro de 2020.

 

 

 

ANTÔNIO AUGUSTO BRANDÃO DE ARAS

 

 

 

ANEXO 

 

 

 

Objetivo Estratégico 1: Fomentar a atuação do Ministério Público na defesa do Estado Democrático de Direito

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_01.2

Indicador:

Execução dos Planos Diretores da área finalística do CNMP

Finalidade do Indicador:

Assegurar a execução dos planos diretores da área finalística do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão Estratégica (SGE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

80%

80%

83%

85%

87%

90%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Somatório (Número de ações executadas no ano/número de ações previstas para o ano) / (Total de Planos Diretores da área finalística do CNMP)

Interpretação:

O resultado é a média da execução dos planos diretores das comissões previstas para serem concluídas até o final do ano de referência. Ações suspensas e canceladas por motivos externos à unidade serão excluídas do cálculo.

Para efeito de cálculo, consideram-se como unidades finalísticas:
- Comissões Permanentes
- Ouvidoria Nacional do Ministério Público
- Corregedoria Nacional do Ministério Público
- Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público
- Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública - ENASP
- Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público - COPLANAME

 

 

Objetivo Estratégico 2: Promover a transparência ativa como instrumento de controle social

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_02.1

Indicador:

Transparência do CNMP

Finalidade do Indicador:

Garantir a transparência da atuação do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de itens atendidos das Resoluções CNMP nº 86/2012 e nº 89/2012) / (Total de itens exigidos pelas Resoluções)

Interpretação:

-

 

 

Objetivo Estratégico 3: Promover a transparência ativa como instrumento de controle social

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.1

Indicador:

Prescrição de Processos Administrativos Disciplinares (PAD)

Finalidade do Indicador:

Assegurar que os Processos Administrativos Disciplinares não prescrevam.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria Processual (SPR)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Mensal

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

0%

0%

0%

0%

0%

0%

Polaridade:

Negativa

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Número de Processos Administrativos Disciplinares prescritos) / (Número de Processos Administrativos Disciplinares finalizados no período)

Interpretação:

Para fins de cálculo, consideram-se: 
a) processos administrativos disciplinares: apenas os da classe "Processo Administrativo Disciplinar - PAD"; e
b) processos finalizados: aqueles em que a decisão ou o acórdão tenha transitado em julgado.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.2

Indicador:

Prescrição de Reclamações Disciplinares (RD)

Finalidade do Indicador:

Assegurar que as Reclamações Disciplinares não prescrevam.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Corregedoria Nacional

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Corregedoria Nacional

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Mensal

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

3%

3%

3%

3%

3%

3%

Polaridade:

Negativa

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Número de Reclamações Disciplinares prescritas) / (Número de Reclamações Disciplinares finalizadas no período)

Interpretação:

Para fins de cálculo, consideram-se: 
a) reclamações disciplinares: apenas os processos da classe "Reclamação Disciplinar - RD"; e
b) processos finalizados: aqueles em que a decisão ou o acórdão tenha transitado em julgado.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.3

Indicador:

Tempo médio de tramitação dos Procedimentos de Controle Administrativo (PCAs)

Finalidade do Indicador:

Fomentar a agilidade no julgamento dos Procedimentos de Controle Administrativo.

Dimensão do Desempenho:

Eficiência (E3)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria Processual (SPR)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

200

195

190

185

180

175

Polaridade:

Negativa

Unidade de medida:

Dias

Fórmula:

[Somatório (Data da finalização - Data da distribuição)] / (Quantidade de PCAs finalizados no período)

Interpretação:

Para fins de cálculo, consideram-se:
a) processos de controles administrativos: apenas os da classe "Processo de Controle Administrativo - PCA";
b) distribuição: ato de encaminhamento do processo a um conselheiro, após sorteio ou por prevenção; e
c) finalização: trânsito em julgado da decisão monocrática ou do acórdão.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.4

Indicador:

Tempo médio de tramitação dos procedimentos de natureza disciplinar (PAD, RPD e PAVOC)

Finalidade do Indicador:

Fomentar a agilidade no julgamento dos procedimentos de natureza disciplinar.

Dimensão do Desempenho:

Eficiência (E3)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria Processual (SPR)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

300

295

290

285

280

275

Polaridade:

Negativa

Unidade de medida:

Dias

Fórmula:

[Somatório (Data da finalização - Data da distribuição)] / [Quantidade de (PADs, RPDs e PAVOCs) finalizados no período]

Interpretação:

Para fins de cálculo, consideram-se:
a) processos de natureza disciplinar: apenas os das classes PAD, RPD e PAVOC;
b) distribuição: ato de encaminhamento do processo a um conselheiro, após sorteio ou por prevenção; e
c) finalização: trânsito em julgado da decisão monocrática ou do acórdão.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.5

Indicador:

Cumprimento de Decisões Plenárias

Finalidade do Indicador:

Assegurar o cumprimento de todas as decisões do CNMP com determinações no período.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria Processual (SPR)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Mensal

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de processos com determinação cumprida) / (Total de processos de controle administrativos com determinação - Suspensos pelo STF - Processos em acompanhamento)

Interpretação:

Será analisado o cumprimento das decisões proferidas no período avaliado, considerando a data da publicação do acórdão. 

Para fins de cálculo, será considerada cumprida a decisão quando, na data da última coleta (dezembro), a unidade tiver atendido todas as obrigações nela previstas, ainda que tenha sido verificado atraso em momento anterior à última coleta. Outrossim, o cumprimento parcial de uma decisão por determinada unidade ou ramo do MP será considerado descumprimento.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_03.6

Indicador:

Cumprimento dos itens recomendados nas inspeções e nas correições

Finalidade do Indicador:

Assegurar a efetividade das inspeções e correições.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Corregedoria Nacional

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Corregedoria Nacional

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

50%

55%

60%

65%

70%

75%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Recomendações atendidas) / (Total de recomendações expedidas nas inspeções e correições)

Interpretação:

-

 

 

Objetivo Estratégico 4: Resguardar a unidade e a autonomia do Ministério Público

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_04.1

Indicador:

Índice de acompanhamento da segurança institucional do Ministério Público

Finalidade do Indicador:

Avaliar a implementação e o aprimoramento de práticas voltadas à segurança institucional pelas unidades e ramos do Ministério Público.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

68%

70%

75%

80%

85%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

[Somatório (Índice de adoção das práticas relacionadas à Segurança Institucional)] / (Total de unidades do MP)

Interpretação:

-

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_04.2

Indicador:

Radar Estratégico

Finalidade do Indicador:

Assegurar a execução da Estratégia Nacional do Ministério Público.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

80%

80%

83%

87%

90%

93%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Somatório de unidades e ramos do MP com notas igual ou superior a 80% no Radar Estratégico) / (Total de unidades e ramos do MP)

Interpretação:

Acompanhar a execução do PEN-MP 2020/2029.

 

 

Objetivo Estratégico 5: Promover a ação integrada e efetiva das Comissões do CNMP

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_05.2

Indicador:

Implementação dos Planos Diretores na área finalística do CNMP

Finalidade do Indicador:

Assegurar que as unidades finalísticas tenham os seus planos diretores.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão Estratégica (SGE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

-

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Somatório (Número de unidades finalísticas com Plano Diretor vigente) / (Total de Unidades finalísticas)

Interpretação:

O resultado é o percentual de unidades da área finalística do CNMP com planos diretores vigentes no exercício de referência.

Para efeito de cálculo, consideram-se como unidades finalísticas:
- Comissões Permanentes
- Ouvidoria Nacional do Ministério Público
- Corregedoria Nacional do Ministério Público
- Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público
- Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública - ENASP
- Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público - COPLANAME

 

 

Objetivo Estratégico 6: Fomentar práticas inovadoras de gestão

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_06.1

Indicador:

Ações inovadoras no Plano de Gestão

Finalidade do Indicador:

Promover ações inovadoras no Plano de Gestão Anual.

Dimensão do Desempenho:

Execução (E4)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão Estratégica (SGE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

25

25

35

35

35

35

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Valor

Fórmula:

Número de projetos e/ou iniciativas inovadoras aprovados do Plano de Gestão Anual

Interpretação:

A categorização de projetos e/ou processos como inovadores será realizada ao final do Plano de Gestão, considerando os critérios de inovação definidos pelo CNMP. A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) irá designar 3 (três) servidores para analisar todos os projetos e/ou processos em cada um dos critérios de inovação.
Serão considerados inovadores aqueles que atenderem a todos os critérios por pelo menos 2 (dois) dos servidores designados para a análise.

 

 

Objetivo Estratégico 7: Fortalecer a imagem e a identidade institucional

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_07.1

Indicador:

Conhecimento do CNMP pela sociedade

Finalidade do Indicador:

Estimular ações que visem ampliar o conhecimento da atuação do CNMP pela sociedade.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Trianual

Periodicidade da Coleta:

Trianual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

-

-

50%

-

55%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de respondentes que declararam conhecer o Conselho Nacional do Ministério Público na Pesquisa de Imagem) / (Total de respondentes)

Interpretação:

Para fins de cálculo, os respondentes que declararam “Ouviu falar” e “Nunca ouviu falar” não serão considerados como pessoas que conhecem o CNMP. O nível de conhecimento é classificado em “Conhece muito”, “Conhece”, “Conhece pouco”, “Ouviu falar” e “Nunca ouviu falar”.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_07.2

Indicador:

Confiança no CNMP pela sociedade

Finalidade do Indicador:

Estimular ações que visem ampliar a confiança e a credibilidade da sociedade no CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Trianual

Periodicidade da Coleta:

Trianual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

-

-

60%

-

65%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de respondentes que conhecem o CNMP e declararam nele confiar ou confiar em parte) / (Total de respondentes que conhecem o CNMP)

Interpretação:

Para fins de cálculo, entre os respondentes que declararam “Conhecer muito”, “Conhecer” e “Conhecer pouco” o CNMP, serão considerados os que “Confiam muito” e “Confiam pouco”.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_07.3

Indicador:

Repercussão positiva da atuação do CNMP na imprensa

Finalidade do Indicador:

Estimular ações que gerem notícias positivas sobre o Conselho, fortalecendo a imagem institucional.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Mensal

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

96%

90%

90%

90%

90%

90%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Somatório de notícias positivas e neutras sobre o CNMP publicadas pela imprensa) / (Total de notícias sobre o CNMP publicada pela imprensa)

Interpretação:

Para fins de cálculo, serão consideradas as notícias publicadas em veículos online e impressos.

 

 

Objetivo Estratégico 8: Assegurar a efetividade dos atos normativos do CNMP

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_08.1

Indicador:

Cumprimento das Resoluções

Finalidade do Indicador:

Assegurar o cumprimento de todas as resoluções expedidas pelo CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria Processual (SPR)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

[Somatório (Índice de cumprimento da Resolução)] / (Total de Resoluções)

Interpretação:

Resoluções com determinação no período (Acompanhamento realizado pela Secretaria Processual (SPR))
Para fins de cálculo, será considerada cumprida a resolução quando, na data da última coleta, a unidade tiver atendido todas as obrigações nela previstas, ainda que tenha sido verificado atraso em momento anterior à última coleta. Ressalta-se, ainda, que o cumprimento parcial de uma resolução por determinada unidade ou ramo do MP será considerado descumprimento.

Resoluções que demandam envio de informações periódicas ao CNMP
Semestralmente, a Secretaria-Geral (SG), à pedido da Secretaria Processual (SPR), encaminhará memorando-circular às comissões que possuem gerencia sob resoluções e realizam seu acompanhamento, à Corregedoria Nacional e à Ouvidoria, para que informem o índice de cumprimento de cada ato normativo. De posse dos dados, a Secretaria Processual (SPR) irá consolidá-los e inserirá os valores no sistema de indicadores.

Resoluções avaliadas no indicador por Unidade:
1. Ouvidoria
• Resolução CNMP nº 64/2010.
• Resolução CNMP nº 95/2013, alterada pelas Resoluções nº 104/2013, nº 153/2016 e nº 180/2017.

2. Corregedoria Nacional
• Resolução CNMP nº 36/2009, alterada pela Resolução nº 51/2010.
• Resolução CNMP nº 74/2011, alterada pela Resolução CNMP nº 85/2012.
• Resolução CNMP nº 78/2011.
• Resolução CNMP nº 136/2016.
• Resolução CNMP nº 149/2016.

3. Comissões:
i. Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF)
• Resolução CNMP nº 86/2012.
ii. CIJ
• Resolução CNMP nº 67/2011, alterada pelas Resoluções nº 84/2012, nº 97/2013, nº 137/2016 e nº 165/2017.
• Resolução CNMP nº 71/2011, alterada pelas Resoluções nº 83/2012 e nº 96/2013.
iii. CDDF
• Resolução CNMP nº 135/2016, alterada pela Resolução CNMP nº 167/2017.
iv. CSP
• Resolução CNMP nº 20/2007, alterada pelas Resoluções nº 65/2011, nº 98/2013, nº 113/2014 e nº 121/2015.
• Resolução CNMP nº 56/2010, alterada pelas Resoluções nº 80/2011, nº 120/2015 e nº 134/2016.
• Resolução CNMP nº 129/2015.
v. Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP)
• Resolução CNMP nº 116/2014.

 

 

Objetivo Estratégico 9: Promover a atuação em rede

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_09.1

Indicador:

Acordos de resultados nas ações nacionais

Finalidade do Indicador:

Assegurar a efetividade das ações nacionais.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

85%

85%

90%

90%

95%

95%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Ações Nacionais com resultados apresentados) / (Total de Ações Nacionais)

Interpretação:

Para fins de cálculo, os resultados apresentados são os produtos listados na Resolução 147 art. 11 caput.

Vale destacar que o acompanhamento das ações nacionais finalísticas será realizado em parceria com as Comissões Temáticas do CNMP.

 

 

Objetivo Estratégico 10: Aprimorar os padrões de desempenho e qualidade na prestação do serviço público

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_10.1

Indicador:

Avaliação dos serviços públicos prestados em meio digital

Finalidade do Indicador:

Avaliar a implementação e o aprimoramento de práticas voltadas à prestação de serviços públicos em meio digital.

Dimensão do Desempenho:

Excelência (E5)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão Estratégica (SGE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

25%

40%

50%

60%

70%

70%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Índice de Resultados Organizacionais (Result)

Interpretação:

Para fins de coleta do indicador, considerar-se-á o ano da divulgação dos resultados do levantamento. Por exemplo, o ciclo 2017 foi divulgado no exercício de 2018.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_10.2

Indicador:

Satisfação do usuário com o atendimento da Ouvidoria

Finalidade do Indicador:

Buscar a melhoria contínua na qualidade da prestação do serviço da Ouvidoria.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Ouvidoria Nacional

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Ouvidoria Nacional

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Trimestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

65%

65%

65%

65%

65%

65%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de usuários que avaliaram positivamente o atendimento) / (Total de usuários que avaliaram o atendimento)

Interpretação:

Para fins de cálculo, serão consideradas todas as classes de manifestação da Ouvidoria.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_10.3

Indicador:

Atendimento aos prazos da LAI

Finalidade do Indicador:

Garantir que os pedidos de informações sejam atendidos dentro dos prazos legais.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Ouvidoria Nacional

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Ouvidoria Nacional

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

100%

100%

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de pedidos de informação atendidos nos prazos da LAI) / (Total de pedidos de informação atendidos no período)

Interpretação:

Para fins de cálculo, será considerado o prazo inicial de até 20 dias e a prorrogação, mediante justificativa, por mais 10 dias.

 

 

Objetivo Estratégico 11: Aperfeiçoar o intercâmbio de informações e os meios de interlocução entre o CNMP e o Ministério Público

 

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_11.1

Indicador:

Adesão das unidades do Ministério Público à campanha nacional de comunicação definida pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM)/CNMP

Finalidade do Indicador:

Estimular o intercâmbio e a integração das unidades do Ministério Público.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria de Comunicação Social (SECOM)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

57%

80%

85%

90%

90%

90%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual 

Fórmula:

(Total de unidades que aderiram à campanha definida no período) / (Total de unidades do MP)

Interpretação:

Para fins de cálculo, serão considerados os Ministérios Públicos Estaduais e os ramos do Ministério Público da União com área de comunicação.
A campanha anual será definida previamente e mensurada por meio de formulário eletrônico.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_11.2

Indicador:

Ações de integração e fortalecimento

Finalidade do Indicador:

Promover a integração e o fortalecimento do MP por meio de Ações Nacionais, PRÓ-MP e Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP).

Dimensão do Desempenho:

Execução (E4)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

90%

95%

100%

100%

100%

100%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de ações de integração e fortalecimento realizadas no ano) / (Total de ações de integração e fortalecimento previstas no Plano de Gestão anual)

Interpretação:

Para fins de cálculo, as ações de integração e fortalecimento são as ações nacionais, o PRÓ-MP e o FNG.

 

 

Objetivo Estratégico 12: Induzir práticas de sustentabilidade e de excelência na utilização dos recursos

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_12.1

Indicador:

Índice de adoção de boas práticas sustentáveis

Finalidade do Indicador:

Avaliar as ações empreendidas pelo CNMP destinadas à promoção da sustentabilidade e racionalidade no uso de insumos naturais e na gestão de resíduos.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Comissão de Sustentabilidade/Secretaria-Geral (SG)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

-

X

a definir com base na medição de 2020

a definir com base na medição de 2020

a definir com base na medição de 2020

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Total de boas práticas sustentáveis adotadas / Total de boas práticas avaliadas

Interpretação:

-

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_12.2

Indicador:

Índice de capacidade em gestão de contratações

Finalidade do Indicador:

Avaliar a implementação e o aprimoramento de práticas voltadas à gestão de contratações no âmbito do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Excelência (E5)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Administração (SA)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

51%

60%

70%

70%

70%

70%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Índice de capacidade em gestão de contratações (iGestContrat)

Interpretação:

Para fins de coleta do indicador, considerar-se-á o ano da divulgação dos resultados do levantamento. Por exemplo, o ciclo 2017 foi divulgado no exercício de 2018.

Obs.: em 2018, o índice se chamava GestãoContrat.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_12.3

Indicador:

Execução do orçamento discricionário

Finalidade do Indicador:

Otimizar a execução do orçamento discricionário.

Dimensão do Desempenho:

Execução (E4)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Planejamento Orçamentário

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Trimestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

95%

95%

95%

95%

95%

95%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total dos recursos discricionários liquidados) / (Total dos recursos discricionários provisionados)

Interpretação:

-

 

 

Objetivo Estratégico 13: Fomentar a gestão do conhecimento

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_13.1

Indicador:

Cargos e funções gerenciais e de assessoramento ocupados por servidores do quadro

Finalidade do Indicador:

Promover a retenção do conhecimento organizacional.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

60%

62%

64%

66%

68%

70%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de servidores do quadro em cargos e funções gerenciais e de assessoramento) / (Total de cargos e funções gerenciais e de assessoramento)

Interpretação:

-

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_13.2

Indicador:

Instrutorias internas

Finalidade do Indicador:

Fomentar a capacitação por meio das instrutorias internas.

Dimensão do Desempenho:

Eficiência (E3)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

32%

35%

40%

45%

50%

55%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de horas de instrutorias internas realizadas) / [(Total de horas de treinamentos com ônus (interno e externo)]

Interpretação:

Para as coletas, serão consideradas as horas de treinamentos no ano.

 

 

Objetivo Estratégico 14: Promover sinergia e qualidade de vida no trabalho

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_14.1

Indicador:

Qualidade de vida no trabalho

Finalidade do Indicador:

Subsidiar a implementação de ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e acompanhar a efetividade das ações implementadas.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Bienal

Periodicidade da Coleta:

Bienal

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

-

-

-

X

-

a definir com base na primeira medição

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de itens avaliados positivamente) / (Total de itens respondidos)

Interpretação:

O diagnóstico será realizado a partir de formulário de qualidade de vida no trabalho. O público-alvo será composto por conselheiros, membros, servidores, estagiários e terceirizados. A avaliação utilizará a seguinte escala:
• Nunca
• Raramente
• Às vezes
• Frequentemente
• Sempre

Para fins de cálculo, serão considerados itens avaliados positivamente as categorias frequentemente e sempre.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_14.2

Indicador:

Absenteísmo por motivo de saúde

Finalidade do Indicador:

Subsidiar ações para reduzir a ausência dos servidores em decorrência de afastamento por motivo de licença para tratamento da própria saúde, por motivo de acidente de serviço ou por doença profissional.

Dimensão do Desempenho:

Eficiência (E3)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

3%

3%

3%

3%

3%

3%

Polaridade:

Negativa

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

[Somatório (Dias úteis de ausência de todos os servidores no período)] / [somatório (Dias úteis de todos os servidores no período)]

Interpretação:

Para fins de cálculo, serão considerados todos os servidores em exercício no Conselho. Será considerada a ausência dos servidores em decorrência de afastamento por motivo de licença para tratamento da própria saúde, por motivo de acidente de serviço ou por doença profissional.

 

 

Objetivo Estratégico 15: Aprimorar a Governança e a Gestão Integrada da Estratégia

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_15.1

Indicador:

Excelência em Governança Pública

Finalidade do Indicador:

Avaliar a implementação e o aprimoramento de práticas voltadas ao processo de governança e gestão do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Excelência (E5)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão Estratégica (SGE)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

55%

60%

70%

70%

70%

70%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Índice de Governança Pública (iGovPub)

Interpretação:

O tema Governança está composto por três mecanismos: Liderança, Estratégia e Accountability.
Para fins de coleta do indicador, considerar-se-á o ano da divulgação dos resultados do levantamento. Por exemplo, o ciclo 2017 foi divulgado no exercício de 2018.

 

 

Objetivo Estratégico 16: Aperfeiçoar a gestão por competências

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_16.1

Indicador:

Capacidade em gestão de pessoas

Finalidade do Indicador:

Avaliar a implementação e o aprimoramento de práticas voltadas à gestão de pessoas no âmbito do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Excelência (E5)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Presidência (PRESI)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

26%

40%

50%

60%

70%

70%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

Índice de capacidade em gestão de pessoas (GestãoPessoas)

Interpretação:

Para fins de coleta do indicador, considerar-se-á o ano da divulgação dos resultados do levantamento. Por exemplo, o ciclo 2017 foi divulgado no exercício de 2018.

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_16.2

Indicador:

Desenvolvimento de gestores por competências

Finalidade do Indicador:

Fomentar o desenvolvimento de competências gerenciais.

Dimensão do Desempenho:

Eficácia (E2)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Semestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

20%

20%

25%

25%

30%

30%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total gestores e substitutos participantes de desenvolvimento das competências) / (Total de servidores ocupantes de cargo gerencial e substitutos)

Interpretação:

-

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_16.3

Indicador:

Servidores do quadro capacitados

Finalidade do Indicador:

Garantir qualificação adequada dos servidores do quadro do CNMP.

Dimensão do Desempenho:

Execução (E4)

Unidade Responsável pela Coleta:

Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Trimestral

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

55%

56%

57%

58%

59%

60%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Quantidade de servidores do quadro com, pelo menos, 40 horas válidas de capacitação realizada no período) / (Total de servidores do quadro do CNMP)

Interpretação:

Somente será considerada a capacitação válida aquela que possua correlação com as atribuições funcionais e preencha os demais requisitos normativos pertinentes. 
Para fins de cálculo, também serão computadas as capacitações não realizadas pelo CNMP, desde que válidas, e serão considerados apenas servidores do quadro do Conselho.
Ainda, será considerado o total de servidores do quadro do CNMP na data da coleta.

 

 

Objetivo Estratégico 17: Aprimorar a gestão dos recursos tecnológicos para apoio aos processos de negócio

 

 

Código:

CNMP_PE2018_IND_17.1

Indicador:

Satisfação com os recursos tecnológicos

Finalidade do Indicador:

Aprimorar a gestão dos recursos tecnológicos para atender com excelência as necessidades do usuário.

Dimensão do Desempenho:

Efetividade (E1)

Unidade Responsável pela Coleta:

STI

Unidade Responsável pelo Desempenho:

Secretaria-Geral (SG)

Frequência da Meta:

Anual

Periodicidade da Coleta:

Anual

Metas:

2018

2019

2020

2021

2022

2022

82%

83%

84%

85%

85%

85%

Polaridade:

Positiva

Unidade de medida:

Percentual

Fórmula:

(Total de itens avaliados positivamente) / (Total de itens respondidos)

Interpretação:

A pesquisa será realizada a partir de formulário de avaliação a ser elaborado pela STI e pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e aprovado pelo Comitê de Governança da Tecnologia da Informação (CGTI). O público-alvo - composto por conselheiros, membros e servidores - avaliará os itens do formulário conforme a seguinte escala: ruim, regular, bom e ótimo.

 


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Documento assinado eletronicamente por Antônio Augusto Brandão de Aras, Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, em 17/12/2020, às 16:50, conforme Portaria CNMP-PRESI Nº 77, DE 8 DE AGOSTO DE 2017.


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